domingo, 22 de agosto de 2010

As mídias no centro do poder

Que as mídias ocupam um status privilegiado em se tratando em manipulação, todos sabemos, no entanto essa constatação de nada adianta já que continuamos a exercer nossa assídua função de telespectadores.

Pensando nisso, o diretor Costa Gravas, lançou em 1997 o filme “O quarto poder” onde este quarto poder era designado as mídias devido sua influência para a população em geral.

O filme se passa na cidade de Madeline, na Califórnia e tem como protagonista o ator Dustin Hoffman interpretando um repórter de uma grande emissora, que ao fazer uma cobertura em um museu, se depara com um ex-segurança, interpretado por John Travolta, ameaçando a diretora do museu com uma arma, para conseguir seu emprego e volta. Não obstante, o ex-segurança, em uma crise de nervos, dispara sua arma acidentalmente atingindo seu antigo colega de trabalho, como se não bastasse, um grupo de crianças que visitavam o museu acabam virando reféns do ex-segurança.

A partir daí, o cerco está armado, ou melhor, “o circo está armado”, já que, de forma sensacionalista o repórter aproveita da situação para se promover na imprensa, transformando a historia de um pai desesperado e desempregado na história de um bandido.

Diante disso, podemos perceber a influencia da mídia na formação e manipulação de opiniões e imagens, levando-nos a constatar que a maioria das informações que recebemos em nosso cotidiano é fabricada pela própria imprensa com o intuito de alarmar, distorcer, privilegiar e justamente causar polêmica, já que polêmica resulta em ibope.

Prova disso é o documentário de Simon Hartog intitulado Muito Além do Cidadão Kane” feito pela TV inglesa BBC, Channel Four em 1993, cujo intuito é mostrar o poder de manipulação da TV Globo, poder este tão grande que este documentário teve sua exibição proibida no Brasil. O documentário mostra que este poder ultrapassa os limites midiáticos atingindo as forças políticas do país.

Para isso, o dono da emissora, Roberto Marinho, fazia vista grossa para os acontecimentos inerentes a política do país, sendo assim, as noticias passavam primeiramente pela sua inspeção para só então ser repassado nas mídias.

No mais, tanto o filme “O quarto poder” quanto o documentário “ Muito além do Cidadão Kane” nos apresentam a outra face das mídias que de modo algum poderíamos imaginar, já que estamos tão ocupados procurando o controle remoto de nossa televisão.

Filmografia:
Título Original: Mad City

Título no Brasil: O Quarto Poder
Gênero: Drama

Direção: Costa-Gravas
Ano de Lançamento: 1997

Título Original: Beyond Citizen Kane

Título no Brasil: Muito Além do Cidadão Kane

Gênero: Documentário

Direção: Simon Hartog

Ano de Lançamento: 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário